terça-feira, 26 de abril de 2011

Resumo aula de português 25-04-2011

Crase
a + a = à
É a união da preposição + artigo.


Ex: Fui à casa de Maria.
Quem vai, vai a algum lugar
                    +a artigo
                   = à 


Ex: Voltamos às praias da Bahia.
Quem vai, vai a algum lugar
preposição + artigo = crase


Ex:Demos àquilo pouca importância.
Mesma explicação.


LEMBRETE
Quando vou a e volto da, crase há.
Quando vou a e volto de, crase pra quê?


Ou seja, toda vez que for utilizado esse lembrete e utilizar "volto da" tem crase e "volto de" nao tem crase


Ex: Fui à Bahia. ( Tem crase pois, eu volto da Bahia e nao de Bahia )


Ex: Fui a Madagascar ( Não tem crase, eu volto de Madagascar e nao da Madagascar )


Frase com artigo indefinido nao tem crase. Ex: Sujeito a multa.
Frase com artigo  definido. Ex: Sujeito à multa de 150 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário